Acampamento de Páscoa 2008

No dia 19 de Março demos início ao nosso Acampamento de Páscoa que terminou a 22 de Março, com a participação de quatro Companhias, Adaúfe, Balugães, Nogueira e St. Leocádia, formamos em Ferradura, por companhia, momento para apresentar o tema do Acampamento e algumas informações gerais.
Cada Ramo reuniu para divisão de patrulhas (aventuras), informações especificas de cada Ramo, horários e divisão de tarefas.
Seguiram-se as construções após a divisão do Campo, por Ramos, que ocuparam o dia todo. Aas avezinhas para além da tenda, fizeram a mesa para a patrulha e fossa. As duas patrulhas aventura (Koala e Golfinho) fizeram mesa, lava - louça, tripé, porta - mochilas, ecoponto e fossa. A patrulha de Caravelas - Rosas, fez mesa com lava - louça e um banco, tripé, porta - mochilas e fossa. No geral, as construções ficaram aquém das expectativas.

Devido às condições meteorológicas não foi possível cozinhar em campo, recorrendo a um fogão industrial que havia na sede das Guias. Nesta noite planeamos comida sem panelas e como tal cada uma preparou a sua porção e em vez de colocar na lareira, colocou-se no forno.
Seguiu-se o Fogo de Conselho, subordinado ao tema do Acampamento, que correu muito bem. Houve ainda oportunidade de celebrar o aniversário de uma Caravela de Sta Leocádia - Paula.














No dia 20 rumos a Guimarães, apanhamos a camioneta das 10h, para a realização do Jogo de Cidade. O Jogo teve início na Central de Camionagem para todos os Ramos.
As Avezinhas era de mensagens em que teriam de recorrer à ajuda das pessoas para se orientarem. O primeiro desafio foi a visita à Penha em que tiveram de se deslocar no teleférico, ainda que receosas no inicio, no final adoraram a experiência. Após o almoço com vista para a Cidade de Guimarães, regressaram ao centro podendo então visitar o Castelo de Guimarães, terminado o jogo no Largo do Toural.

As Aventuras e Caravelas tiveram um jogo por posto assinalados no mapa da cidade, tendo assim oportunidade de conhecer os pontos mais importantes da cidade de Guimarães, como o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança ou a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, entre outros, terminando o jogo no Largo do Toural.

Durante o dia, tinham a tarefa de vender o “Trevo”, que foi um sucesso. Regressamos pelas 16h30 a campo.

O Jantar esteve a cargo das caravelas - Esparguete à Bolonhesa - que estava uma delicia!

O programa anunciava “noite livre”, no entanto reservava-se uma surpresa para as aventuras e caravelas - o Jogo Nocturno. As avezinhas dedicaram-se a fazer uma prenda para o Pai. O Jogo Nocturno tinha por objectivo abordar o tema do Acampamento. Elas tinham de se orientar através de fitas coloridas e várias imagens com diferentes tipos de discriminação estavam no percurso. Reservamos ainda uma pequena “surpresa assustadora” apenas para animar o jogo.


No dia 22 estavamos dispostas a conhecer melhor o local onde estávamos acampadas e um ponto importante da nossa história - Citânia de Briteiros, demos inicio ao Raid.
As avezinhas começaram com um jogo de pista e iniciaram o percurso rumo à Citânia de Briteiros, que puderam visitar até à hora de almoço. Como sobremesa tiveram uma caça ao tesouro, que facilmente superaram.

As Aventuras e Caravelas saíram do campo com uma maçã por patrulha para dar inicio ao Jogo “Um objecto por serviço”, que terminava no Museu da Cultura Castreja em Briteiros. A patrulha Koala acabou o jogo com um saco de fruta, a patrulha Golfinho com um salpicão e a patrulha Rosas com um pacote de Batatas fritas. Tiveram oportunidade de conviver com as pessoas da terra e colaborar nas limpezas de Páscoa.

Após a visita ao Museu dirigiram-se para a Citânia de Briteiros onde após o almoço começaram um jogo de mensagens escondidas.

De regresso a campo e após o descanso merecido, a patrulha Golfinho tratou do Jantar - Bacalhau à Brás.

Não esquecendo que era o Dia da árvore, demos este mote para a preparação do Fogo de Conselho. Momento em que pudemos anunciar a melhor patrulha em campo - as Avezinhas.

No último dia, após o pequeno almoço e embora a chuva fosse desencorajadora tratamos de desmontar o campo e arrumas a sede das Guias de Sta Leocádia.

Tudo arrumado e limpinho fizemos o Encerramento do Acampamento. Para deixar uma marca no local onde passamos 3 fantásticos dias, resolvemos plantar uma árvore por patrulha. O Presidente da Junta, muito disponível, aconselhou o local - a escola primária.

A despedida custou mas o cansaço e as saudades de casa também eram muitas por isso após o encerramento fomos todas para casa, a toda a velocidade!!!











E assim foi o nosso maravilhoso Acampamento de Páscoa 2008


2 comentários:

Unknown disse...

A coisa que mais gostei foi do Jogo nocturno!!! Que barrigada de riso!!

Anónimo disse...

Se foi, nunca mais nós iremos rir como aquela noite;) Para repetir em breve e com muita diversão à mistura